As lutas sempre se
mostraram e ainda acontece, como uma das formas de demonstrações diferentes de
cultura da humanidade.
A luta então se apresenta
como atividade que sempre esteve presente nas mais diferentes culturas,
civilizações e sociedades, podendo estar vinculada a preparação para guerra;
auto-defesa; exercício físico; jogo ou como ação ritualística (ESPARTERO,
1999).
As disputas, confrontos de
demonstrar quem tem mais força, mais poder, ou é mais habilidoso com armas e
ágil para conquistar espaço foram alguns dos motivos que levavam os homens as
lutas, sendo que em cada lugar eram elaboradas e com objetivos diferentes, as
quais estas poderiam levar desde uma simples busca de força, até o poder o qual
a perda de vida do oponente levava a glória.
Outros, no entanto lidavam
com as lutas como algo para tornar o homem alguém melhor, desde a uma
obediência à sabedoria de tudo o que cercava.
Contudo, como as técnicas
de luta integram parte do patrimônio cultural de diversos povos, essas passaram
a fazer parte do processo educacional e esportivo (BROWN & JOHNSON, 2000).
Pela evolução da
humanidade, os movimentos dos praticantes, como das armas elaboradas pelos
mesmos em alguns paises já em seus ensinos de educação eram inseridos a luta.
Sendo assim por varias
técnicas utilizadas, regras impostas às lutas tiveram então seu espaço como um
esporte.
As lutas/ Artes Marciais e
os Campos de Atuação Profissional e Acadêmico - Cientifico em Educação Física
O interesse por inserir
luta nas escolas, é pela mudança que pode ocorrer nos alunos que as praticam,
mudanças comportamentais, apresentar também a luta como algo muito mais que
somente socos, chutes, golpes, assim como a diferença de briga para machucar, e
luta para auto defesa, ou no caso esporte.
Mas não somente em
escolas, mas em outros locais que a pratica é feito indiferente da idade também
este método e busca cabe a estes locais.
As Lutas nos cursos de
ensino superior em Educação Física
Não somente é importante
ter conhecimentos disponíveis para o mercado de trabalho, seja teórico ou de
vivencia, mas também para aqueles que buscam o profissionalismo nas lutas,
artes marciais.
As vivencias praticas no
ensino das disciplinas de lutas/artes marciais no curso de Educação Física
Essencial para um
conhecimento mais profundo dentro do ensinado, a idéia geralmente era esta, mas
nem sempre é assim que acontece.
Normalmente se o acadêmico
quer saber muito mais, por exemplo, significados, o surgimento seus objetivos
enfim, deve buscar por outros locais que possa dar estas respostas. Existem
disciplinas que necessitam disto, as lutas/artes marciais não ficam longe, mas
pesquisas estudos estão sendo elaboradas para melhores entendimentos das
mesmas.
Habilidades Motoras
Típicas das lutas/artes marciais na Escola
Movimentos convergem para
a inserção das lutas na Educação Física Escolar. Assim, Faia, Faria &
Vasconcelos (2004) promovem os aspectos que permeiam a sua vivencia escolar:
como a cultura de movimento, a disciplina, a violência e os benefícios
promovidos por este conteúdo.
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