domingo, 11 de março de 2012

COMO DESENVOLVER ATIVIDADES LÚDICAS DE LUTAS


Atividade 1: Os alunos devem tocar a região do corpo de todos os colegas da sala sem deixar que os mesmos toquem esta mesma região em seu próprio corpo. A região é mencionada pela professora. Essa atividade é classificada como percussão e de distância média.

Atividade 2: Para estabelecer um contato com a turma e proporcionar socialização, deverá ser  formado um círculo, cada aluno deverá falar seu nome e realizar um movimento relacionado a qualquer tipo de luta. Todos do círculo devem repetir o nome e o movimento de todos da turma. É interessante repetir mais de uma vez para que fixem os movimentos e o grau de dificuldade aumente devido a uma maior aceleração quanto à repetição.

Atividade 3: Os alunos devem tocar a região do corpo de sua dupla sem deixar que os mesmos toquem esta mesma região em seu próprio corpo. É praticamente o mesmo exercício realizado na primeira atividade, com a diferença que só pode tocar a sua dupla. A região é mencionada pela professora. É interessante realizar a troca das duplas e dos locais mencionados, para que se criem novas estratégias contra o colega. Essa atividade é classificada como percussão e de distância média.

Atividade 4: Em duplas, os mesmos devem estar sentados de costas um para o outro, ao comando do professor os alunos devem se virar e tentam derrubar o adversário para que o mesmo encoste as costas no chão. Essa atividade é classificada como domínio e de distância curta.

Atividade 5: Em duplas os mesmos  devem estar sentados de costas um para o outro e com uma bola entre as costas dos dois.  Ao comando do professor  o aluno deve  virar-se e agarrar a bola não deixando o adversário pegar,  caso isso aconteça o mesmo que perdeu a bola deve tentar recuperá-la não podendo ficar em pé. Essa atividade é classificada como domínio e de distância curta.

Atividade 6: A turma  deve ser dividida em dois grupos, a professora distribui números aos membros de cada equipe, números iguais para aos membros de cada grupo.
Ao centro do tatame deverá ser colocada uma bola suíça grande, e qualquer material que sinalizem os gols, no nosso caso foram utilizados dois pares de tênis.
A professora aleatoriamente deverá chamar um número e os integrantes do grupo que possuírem este número deverão se dirigir ao centro, não podendo se levantar, deverão levar a bola até o gol da sua equipe para que marque pontos. Ao comando do professor para chamar os alunos ele pode utilizar-se de raciocínios matemáticos para aumenta o grau de dificuldade da atividade. A brincadeira termina quando todos os integrantes tiverem participado. Essa atividade é classificada como domínio e de distância curta.


Atividade 7: Volta à calma. Todos deverão caminhar pelo tatame e logo após realizar alongamentos feitos no solo.

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