segunda-feira, 28 de maio de 2012

2ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


A Faculdade Dom Bosco realizou entre os dias 14 e 18 de maio, a 2ª Jornada de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. 
A abertura do evento, no dia 14, contou com a presença ilustre do professor Cezar Laerte Natal, coordenador do núcleo de extensão e pós-graduação da Faculdade Dom Bosco, e dos professores Evilásio Gentil de Souza Neto, diretor acadêmico e da professora Sandra Mara Meireles Adolph, coordenadora de pesquisa e iniciação científica. 
Durante a jornada, quarenta e duas pesquisas realizadas foram expostas em formato de painéis temas livres (orais), nas sedes Marumby e Mercês, fazendo com que a comunidade acadêmica tenha a oportunidade de divulgar estudos, trocar informações e experiências. 
“A busca constante pela melhoria da formação tem mostrado que a pesquisa é coadjuvante na disseminação do conhecimento e no fortalecimento do aprendizado. Além disso, espelha um novo momento na Faculdade Dom Bosco, incentivando o desenvolvimento científico e a revelação de novos talentos”, declara a professora Sandra. 

Fonte: Comunicação Dom Bosco 

Na manhã de 15/05, no auditório da Faculdade Dom Bosco, os acadêmicos de Educação Física, puderam prestigiar os seguintes trabalhos:

“Parkour na escola, rompendo padrões na relação do corpo com o ambiente.” Cássio Júnior 
A proposta do tema na escola é de uma nova possibilidade de desenvolvimento físico e mental, fugindo do padrão de aulas que utilizam sempre as mesmas práticas, introduzindo uma atividade completa que possa desenvolver tanto habilidades físicas quanto psicológicas. 


“A importância da iniciação científica.” Conteúdo apresentado pela Professora Keith Sato Urbinati

A Iniciação Científica permite ao aluno de graduação despertar a vocação para a pesquisa científica e desenvolver um espírito ético e profissional. 
O desafio da graduação hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, o importante é "dominar o desconhecimento", ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa científica. 

“Influência do nível de atividade física e fatores de risco cardiovasculares sobre a alta eficácia e produtividade no trabalho.”  Luciana da Silva. 
A proposta do estudo foi analisar os processos de interação entre o homem e seu ambiente de trabalho, estudando para tal, a influência dos fatores físicos, psíquicos, ambientais e cognitivos que se estabelecem desta relação. 

“A cultura corporal de movimento está associada ao nível de atividade física.” Bruno Barth Pinto Tucunduva. 
A cultura corporal do movimento engloba diferentes dimensões, podendo voltar-se para a saúde e abrangendo um maior número de pessoas, valorizando as variáveis fisiológicas como potência aeróbica máxima, força, flexibilidade e componentes da composição corporal, podendo voltar-se para as habilidades desportivas. 
Atividade física pode ser definida como "qualquer movimento corporal” que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. 

“Efeitos da crioterapia de imersão sobre indicadores bioquímicos, neurais e motores de desempenho e a reativação parassimpática em atletas de futebol.” Renata Wassmansdorf. 
Dentro desse contexto, verifica-se que não existem relatos de estudos in vivo sobre o efeito da crioterapia intermitente nas primeiras horas pós-lesão, mostrando os efeitos imediatos em impedir a ocorrência de lesão secundária a longo prazo. 


“Polska kultura i tradycja tanecza w srodowiska spotecznasci brazyljiskiej.” Carlos Eduardo Scardazan Heeren. 
As questões ligadas com a busca e preservação da identidade cultural estão na pauta das discussões políticas, filosóficas e acadêmicas do dia, seja por conta da resistência ao acelerado processo de globalização que ameaça destruir construtos identitários locais, seja pela crescente onda de incerteza causada pelas ameaças de fragmentação movidas pela pós-modernidade. 
Na palestra ministrada pelo professor ele relata sobre a sua vivência na Polônia e como foi todo o seu processo de desenvolvimento do trabalho sobre “A cultura e a tradição das danças Polonesas em suas comunidades no Brasil”

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