O Judô moderno teve sua origem do Jiu-jitsu, arte marcial dos antigos samurais, que visavam eliminar adversários, ele baseia-se no princípio da não resistência, ou seja, “CEDER PARA VENCER”.
Este princípio foi observado por um velho mestre chamado SHIROBEI AKIMA, que descontente com o que aprendera nas artes maciais se retirou para as montanhas visando meditar. Certo dia durante uma nevasca, o mestre observou que os galhos grossos da cerejeira não suportavam o peso da neve e quebravam-se. Já os galhos do salgueiro, que eram finos e flexíveis, quando a neve se acumulava, estes se envergavam até a neve cair e voltavam à posição normal. O mestre concluiu então que contra toda a neve deve-se usar a esquiva ou a finta, se o oponente tentar empurrar vocês, use a esquiva e aproveite a força para empurrá-lo.
Baseado neste princípio, Jigoro Kano, adaptou-se as técnicas do Jiu-Jitsu eliminando as mais perigosas. Desta forma, criou o Judô, que se tornou um sistema de ataque e defesa, porém com uma filosofia própria e com a finalidade de ajudar na educação e na formação dos homens.
Muito bom texto, haha
ResponderExcluireu conheço ele :)
Parabéns pelo blog,
Beijos
Fa
Obrigada Fabii, apesar de você não fazer parte
Excluirdessa equipe participou mais do que a maioria das integrantes!
Beijos
Carol