domingo, 11 de março de 2012

Resumo do Artigo : “Lutas, Artes, Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física” de (DEL’VECCHIO E FRANCHINI, 2006).

As lutas sempre se mostraram e ainda acontece, como uma das formas de demonstrações diferentes de cultura da humanidade.
A luta então se apresenta como atividade que sempre esteve presente nas mais diferentes culturas, civilizações e sociedades, podendo estar vinculada a preparação para guerra; auto-defesa; exercício físico; jogo ou como ação ritualística (ESPARTERO, 1999).
As disputas, confrontos de demonstrar quem tem mais força, mais poder, ou é mais habilidoso com armas e ágil para conquistar espaço foram alguns dos motivos que levavam os homens as lutas, sendo que em cada lugar eram elaboradas e com objetivos diferentes, as quais estas poderiam levar desde uma simples busca de força, até o poder o qual a perda de vida do oponente levava a glória.
Outros, no entanto lidavam com as lutas como algo para tornar o homem alguém melhor, desde a uma obediência à sabedoria de tudo o que cercava.
Contudo, como as técnicas de luta integram parte do patrimônio cultural de diversos povos, essas passaram a fazer parte do processo educacional e esportivo (BROWN & JOHNSON, 2000).
Pela evolução da humanidade, os movimentos dos praticantes, como das armas elaboradas pelos mesmos em alguns paises já em seus ensinos de educação eram inseridos a luta.
Sendo assim por varias técnicas utilizadas, regras impostas às lutas tiveram então seu espaço como um esporte.
As lutas/ Artes Marciais e os Campos de Atuação Profissional e Acadêmico - Cientifico em Educação Física
O interesse por inserir luta nas escolas, é pela mudança que pode ocorrer nos alunos que as praticam, mudanças comportamentais, apresentar também a luta como algo muito mais que somente socos, chutes, golpes, assim como a diferença de briga para machucar, e luta para auto defesa, ou no caso esporte.
Mas não somente em escolas, mas em outros locais que a pratica é feito indiferente da idade também este método e busca cabe a estes locais.
As Lutas nos cursos de ensino superior em Educação Física
Não somente é importante ter conhecimentos disponíveis para o mercado de trabalho, seja teórico ou de vivencia, mas também para aqueles que buscam o profissionalismo nas lutas, artes marciais.
As vivencias praticas no ensino das disciplinas de lutas/artes marciais no curso de Educação Física
Essencial para um conhecimento mais profundo dentro do ensinado, a idéia geralmente era esta, mas nem sempre é assim que acontece.
Normalmente se o acadêmico quer saber muito mais, por exemplo, significados, o surgimento seus objetivos enfim, deve buscar por outros locais que possa dar estas respostas. Existem disciplinas que necessitam disto, as lutas/artes marciais não ficam longe, mas pesquisas estudos estão sendo elaboradas para melhores entendimentos das mesmas.
Habilidades Motoras Típicas das lutas/artes marciais na Escola
Movimentos convergem para a inserção das lutas na Educação Física Escolar. Assim, Faia, Faria & Vasconcelos (2004) promovem os aspectos que permeiam a sua vivencia escolar: como a cultura de movimento, a disciplina, a violência e os benefícios promovidos por este conteúdo.

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